6 PASSOS PARA OBTER UM ACABAMENTO DE QUALIDADE

“O acabamento começa antes mesmo de aplicarmos o produto. E a qualidade dele depende de seguirmos todos os processos”, é o que acredita a engenheira florestal do Senai, Juliana Bouchardet.

“Parece que não, mas ainda vemos muitos erros ‘simples’ sendo cometidos no mercado”, explica. Dentre eles a engenheira lista falta de cuidado com substrato e sua superfície e má aplicação de produtos.

Juliana revela quais os passos mais importantes a serem seguidos para alcançar um acabamento de qualidade na pintura e acabamento de móveis; “o substrato impacta no acabamento, assim com a utilização de um produto adequado. Precisamos saber em que condições ele está e como foi armazenado”, explica. Confira mais dicas para obter sucesso:

  1. Existem partículas no ar que possam interferir no processo? “Poeira pode criar bolhas na superfície do móvel”;
  2. A umidade da madeira deve estar entre 8 a 12%. Isso impacta na capacidade do material em ganhar ou perder água. Madeira muito úmida interfere no acabamento, pois segue perdendo água e se contrai, mas a película não acompanha esse movimento e, assim, podem aparecer trincas;
  3. Cuidado com a lixa usada. Comece da mais grossa para a mais fina. Isso garante uma superfície sem rugosidade;
  4. Sigas as instruções da ficha técnica do produto;
  5. Não misture partes de produtos de dois ou mais fabricantes;
  6. Respeite o tempo de espera entre preparação e uso da tinta.

 

Fonte: Redação ForMóbile